Informativos Você está em: Home > Fique por dentro > Informativos

01 | NOV | 2014
Câncer de próstata pode matar 12 mil homens brasileiros em 2014
Por: Marcelo Alberti Moredo

As estatísticas alertam sobre a importância da prevenção do câncer de próstata

Basta a informação de que mais de 12 mil brasileiros podem morrer em 2014 em decorrência do câncer de próstata, para alertar quanto à gravidade da doença e a necessidade do rastreamento precoce da doença. Contudo, esse tema envolve questões delicadas no imaginário de muitos homens, que se deixam levar pelo preconceito criado em torno do exame de toque.

Especialistas apontam que é necessário, sim, fazer o exame para detectar o problema desde o início. Quando isso acontece, as chances de cura são muito maiores, cerca de 90%. O exame é um procedimento rápido e simples, que deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, principalmente após os 45 anos de idade, faixa etária em que começa a aumentar a incidência da doença.

Agora, se há histórico de outros casos na família ou sintomas como dificuldade de urinar ou dores, não perca tempo! Procure um urologista para fazer o exame de toque, podem ainda ser solicitados outros exames: o exame de sangue para dosar o PSA (antígeno prostático específico) ou uma biópsia guiada por ultrassom transretal.

CONHEÇA
O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.

Preocupado com a saúde do homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, a campanha Um Toque, Um Drible, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha permanece ativa durante o ano todo, porém escolheu-se o mês de novembro para ser o ápice da campanha, ficando conhecido como Novembro Azul, e tornando-se referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

O público-alvo da campanha, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.

Para quebrar esse preconceito, o objetivo é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

O que é a próstata?
É uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa de 25 a 30 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função é produzir 70% do esperma.
Fatores de risco:
- Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);
- Histórico familiar;
- Raça (maior incidência entre os negros);
- Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;
- Sedentarismo;

O que é o câncer de próstata?
É o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado tardio. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Doença é o segundo tipo de câncer que mais mata os homens no Brasil

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

As causas do câncer de próstata
Ainda são desconhecidas. Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Tratamentos
O tratamento depende do estágio do câncer de próstata e das características de cada paciente. As opções mais comuns são:
- Vigilância ativa;
- Cirurgia;
- Radioterapia;
- Terapia hormonal;
- Quimioterapia;
- Ultrassom concentrado de alta intensidade;

Novembro Azul
O Movimento Novembro Azul foi criado justamente para desmistificar o exame de toque e alertar a ala masculina sobre a doença. A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a cuidarem de sua saúde. Que tal aderir à esta causa e exercer o seu papel social?


Fonte: http://novembroazul.com.br/
Confira mais Informativos!






Telefones Suporte
35 3443-4872
35 99817-6329

Central do Cliente
Syntech WebDesk

Speed line Syntech
Suporte on-line!

               Contato Comercial vendas@syntechsistemas.com.br


Fique por dentro
Novas ferramentas, Novas possibilidades ...ler
Obrigatoriedade da MDF-e ... ler
Syntech implanta o Selo Eletrônico nos cartórios de clientes mineiros ... ler

Confira também
Todos Informativos

Notícias

Syntech WebSystem


Nossos clientes
Conheça os clientes que fazem a história da Syntech.
acesse
Rua Capitão João Américo, 191
Centro | Jacutinga / MG
Cep 37590-000


sws@syntechsistemas.com.br
fone (35) 3443-4872 | 99817-6329
De segunda à sexta-feira.
Softwares
Nossos Softwares
Syntech WebSystem
Syntech Fiscal
Syntech Têxtil
Syntech Store
Syntech Escola

Contatos
Fique por dentro
Notícias
Informativos
Vídeos

Colaboradores
Webmail
Área Administrativa
Central do cliente
SWD - Syntech WebDesk
SWS - Syntech WebSystem
Downloads

Parcerias
Seja nosso parceiro
Canais de negócios
Parcerias de integração
Clientes
Nossos clientes

Empresa
Quem somos
Onde estamos

Copyright © 2009-2021 Syntech Sistemas. Todos os direitos reservados. by: syntechers disign