O Estado de Minas Gerais, que é um dos últimos que se posicionaram no universo da Nota do Consumidor e um dos maiores estados brasileiros, adiou para o ano que vem a obrigatoriedade da NFC-e para seus contribuintes.
Em uma publicação no site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, o órgão sinalizou a prorrogação dos prazos para o ano de 2019, alegando que os sistemas necessários para a recepção da NFC-e ainda não foram adequados.
A previsão da SEFAZ/MG é de que no segundo semestre de 2018, já estejam disponíveis os ambientes de homologação (testes) para o início do projeto piloto com algumas empresas. E posteriormente, após a conclusão desses testes em 2018, a adesão "gradativa" e voluntária dos primeiros contribuintes mineiros.
A Syntech já possui há algum tempo a solução para emissão de NFC-e utilizado por clientes de outros Estados, e sempre vem acompanhando suas novas versões, estando atualizado.
Estaremos prontos para implantar na sua empresa mineira assim que a SEFAZ/MG autorizar, pois é um caminho sem volta para os contribuintes do estado.
Desta forma, os prazos de obrigatoriedade que estavam previstos para o segundo semestre de 2018 foram cancelados e novas datas serão publicadas assim que houverem os avanços necessários na infraestrutura da NFC-e deste Estado.
A expectativa é que as primeiras datas de obrigatoriedade já sejam marcadas para o começo de 2019.
Fonte: http://www.fazenda.mg.gov.br/noticias/2018.06.08_NFCE.html